A região do Cristalino possui a maior lista de espécies de borboletas já publicada para uma localidade no Brasil, e a primeira a atingir 1.000 espécies - são 1010 no total! Talvez não pareça tanto assim, mas chegar a esse número, checando cada espécie, é algo muito raro. A região apresenta cerca de 29% das espécies de borboletas do Brasil e uma das maiores riquezas conhecidas no país.
A lista foi baseada nos animais coletados pelos pesquisadores Luísa L. Mota, Keith S. Brown Jr e André V. L. Freitas e teve co-autoria de Stephen J. Boddington, Curtis J. Callaghan, Gill Carter, Will Carter, Sidnei M. Dantas, Diego R. Dolibaina, Kim Garwood, Richard C. Hoyer, Robert K. Robbins , Aaron Soh e Keith R. Willmott. Foi realizado um trabalho muito atencioso de confirmação das espécies por especialistas de cada família de borboletas, o que só se tornou possível graças à colaboração conjunta dos autores. Algo que deixa os envolvidos e também o Cristalino Lodge muito contente é a importância da ciência cidadã e a importância das fotografias e do ecoturismo para o conhecimento da biodiversidade em lugares como a Amazônia.
Chalodeta chaonotis.
As borboletas são uma beleza à parte da natureza, com uma variedade incrível de formas, cores e tamanhos. Em geral apresentam asas muito coloridas, ao passo que as mariposas possuem asas mais escuras, apesar de haver muitas exceções para esta regra. Quase todas as borboletas são ativas durante as horas quentes do dia - geralmente das 10 às 16 horas - e quase todas tornam-se inativas durante a noite. Neste período, ou quando há chuvas fortes, elas se escondem em baixo de folhas para se protegerem.
Borboletas adultas precisam captar néctar e material orgânico, pois necessitam dessas substâncias para se acasalarem. Por este motivo é muito comum observá-las nas praias, rochas, plantas e partes baixas da floresta. Sua beleza magnífica tornou a observação de borboletas uma atividade de lazer muito apreciada em todo o mundo.
O especialista em borboletas John Bank produziu o filme “O que passa?” (livre tradução do título original “What’s Going On Here?”) sobre as espécies existentes no Cristalino Lodge. O filme com áudio em português e inglês, está disponível gratuitamente na Cine Butterflies.
Veja também a galeria de imagens de borboletas do Cristalino Lodge.
Haetera piera.