A maioria dos répteis e anfíbios que habitam a região do Cristalino tem origem na bacia Amazônica, porém, como o sul da Amazônia é uma área de transição de biomas, também encontramos muitas espécies típicas do Cerrado. Dentre estes, pode-se citar o lagarto-rabo-de-abacaxi (Hoplocercus spinosus), o sapo-flecha (Ameerega braccata) e a perereca-do-chaco (Boana raniceps). A maioria dos anfíbios mais interessantes da Amazônia está presente, incluindo o sapo-de-chife-amazônico (Ceratophrys cornuta), o sapo-venenoso-da-castanha (Adelphobates castaneoticus), a perereca-gladiadora (Boana boans), a perereca-de-vidro (Hyalinobatrachium cappellei), a perereca-macaco (Phyllomedusa vaillanti) e o sapo-cururu (Rhaebo guttatus). Além disso, as reservas são lar de anfíbios e répteis endêmicos do sudeste amazônico, como o sapo-venenoso-amazônico (Adelphobates galactonotus), o sapo-flecha (Ameerega munduruku), a rã-pimenta-do-pará (Leptodactylus paraensis), o teiú-dourado (Tupinambis matipu) e o lagarto-do-folhiço (Rondonops biscutatus).
Ameerega braccata.
A observação de répteis e anfíbios na Amazônia é um desafio que requer tempo e paciência. Alguns répteis comumente observados incluem o lagarto-da-mata (Kentropyx calcarata), o calango-liso (Mabuya nigropunctata) e o papa-vento-verde (Dactyloa punctata). Durante excursões pelo rio, pode-se ver com alguma frequência as tartarugas tracajá (Podocnemis unifilis) e cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) tomando sol sobre troncos. À noite, é possível fazer focagem noturna para observar o jacaré-tinga (Caiman crocodilus) e o jararé-coroa (Paleosuchus trigonatus). As serpentes são difíceis de serem vistas, porém com sorte é possível observar nas caminhadas noturnas as inofensivas suaçuboia (Corallus hortulana) e dormideira (Leptodeira annulata).
O Cristalino Lodge agradece aos amigos e colaboradores Jéssica dos Anjos, Leandro Moraes e Sidnei Dantas, bem como Dr. Guarino Colli, Dr. Laurie Vitt, Dr. Janaiee Caldwell, Dr. Donald Shepard e Dr. Frederico França pelos seus estudos sobre répteis e anfíbios na Reserva do Cristalino.
Baixa o nosso guia completo de répteis e anfíbios do Cristalino Lodge, com informações detalhadas de espécies e ilustrado com fotos.
Para saber mais informações sobre os lagartos do Cristalino, assista o vídeo publicado pela bióloga Jéssica dos Anjos. E para amantes dos belíssimos dendrobates, veja esta publicação de Anja de Baas and Han Peper.
Tracajá (Podocnemis unifilis).