Papa-vento-verde-da-amazonia (Dactyloa punctata)
Gustavo Pedro de Paula
Cristalino Jungle Lodge GPAF 083 Gustavo Pedro L de Paula
Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulatus)
Rafael Ferraz
Jabuti tinga Yellow footes Tortoise Chelonoidis denticulatus by Rafael Ferraz
Nova espécie para a ciência (Adelphobates galactonotus)
Rudimar Cipriani
Cristalino Jungle Lodge Species not yet describet to science Dendrobatis sp Rudimar Cipriani
No alto das serras formam-se poças com vegetação rasteira e florida
Samuel Melim
Cristalino Jungle Lodge Flowers Samuel Melim 2
Perereca macaco
Rafael Ferraz
Perereca macaco Orange legged Leaf Frog by Rafael Ferraz

RÉPTEIS

RÉPTEIS E ANFÍBIOS

A maioria dos répteis e anfíbios que habitam a região do Cristalino tem origem na bacia Amazônica, porém, como o sul da Amazônia é uma área de transição de biomas, também encontramos muitas espécies típicas do Cerrado. Dentre estes, pode-se citar o lagarto-rabo-de-abacaxi (Hoplocercus spinosus), o sapo-flecha (Ameerega braccata) e a perereca-do-chaco (Boana raniceps). A maioria dos anfíbios mais interessantes da Amazônia está presente, incluindo o sapo-de-chife-amazônico (Ceratophrys cornuta), o sapo-venenoso-da-castanha (Adelphobates castaneoticus), a perereca-gladiadora (Boana boans), a perereca-de-vidro (Hyalinobatrachium cappellei), a perereca-macaco (Phyllomedusa vaillanti) e o sapo-cururu (Rhaebo guttatus). Além disso, as reservas são lar de anfíbios e répteis endêmicos do sudeste amazônico, como o sapo-venenoso-amazônico (Adelphobates galactonotus), o sapo-flecha (Ameerega munduruku), a rã-pimenta-do-pará (Leptodactylus paraensis), o teiú-dourado (Tupinambis matipu) e o lagarto-do-folhiço (Rondonops biscutatus).

Ameerega braccata
 

A observação de répteis e anfíbios na Amazônia é um desafio que requer tempo e paciência. Alguns répteis comumente observados incluem o lagarto-da-mata (Kentropyx calcarata), o calango-liso (Mabuya nigropunctata) e o papa-vento-verde (Dactyloa punctata). Durante excursões pelo rio, pode-se ver com alguma frequência as tartarugas tracajá (Podocnemis unifilis) e cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) tomando sol sobre troncos. À noite, é possível fazer focagem noturna para observar o jacaré-tinga (Caiman crocodilus) e o jararé-coroa (Paleosuchus trigonatus). As serpentes são difíceis de serem vistas, porém com sorte é possível observar nas caminhadas noturnas as inofensivas suaçuboia (Corallus hortulana) e dormideira (Leptodeira annulata).
 

O Cristalino Lodge agradece aos amigos e colaboradores Jéssica dos Anjos, Leandro Moraes e Sidnei Dantas, bem como Dr. Guarino Colli, Dr. Laurie Vitt, Dr. Janaiee Caldwell, Dr. Donald Shepard e Dr. Frederico França pelos seus estudos sobre répteis e anfíbios na Reserva do Cristalino.
 

VEJA TAMBÉM

Baixa o nosso guia completo de répteis e anfíbios do Cristalino Lodge, com informações detalhadas de espécies e ilustrado com fotos.

Para saber mais informações sobre os lagartos do Cristalino, assista o vídeo publicado pela bióloga Jéssica dos Anjos. E para amantes dos belíssimos dendrobates, veja esta publicação de Anja de Baas and Han Peper.

Tracajá (Podocnemis unifilis).

ECR 810 EDA
PAPA-VENTO-VERDE-DA-AMAZÔNIA (DACTYLOA PUNCTATA)
-footer
arrow-down icon arrow-left icon arrow-right icon arrow-up icon bath icon bed icon close icon cristalino-lodge-tree-text-logo-colour icon exit icon expand icon facebook icon fan icon garden icon house icon instagram icon letter icon mail icon people icon robe icon search icon shower icon size icon small-bed icon sofa icon star icon towel icon tripadvisor icon twitter icon veranda icon wifi icon youtube icon whatsapp icon