Os amantes de pássaros foram os primeiros hóspedes do Cristalino Lodge. Entre eles, os lendários Alexander Lees, Kevin Zimmer e Curtis Marantz que publicaram a primeira lista de aves da região, posteriormente revisada por Andrew Whittaker, Bradley Davis e Bret Whitney, trazendo grande atenção para a região da comunidade internacional de birdwatchers e pesquisadores. Devido à grande quantidade de aves presentes nas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) do hotel, o Cristalino Lodge se especializou em receber e oferecer a melhor experiência para os amantes da observação de aves. Com guias especialistas e trilhas exclusivas, buscamos proporcionar uma apaixonante imersão para quem busca conhecer com profundidade os cantos e as cores das aves do Sul da Amazônia.
Durante a época de seca há escassez de água dentro da floresta, sendo as pocinhas alguns dos poucos locais onde esse recurso pode ser encontrado na floresta de Terra Firme. São, portanto, visitadas por diversas aves raras, incluindo algumas espécies das famílias Thamnophilidae, Pipridae, Dendrocolaptidae e Tinamidae. Este local é restrito para observadores de aves, sendo necessário absoluto silêncio durante as visitas, mas que rendem enormes gratificações aos visitantes.
Torom-de-alta-floresta (Hylopezus whittakeri).
Idealizada pelo ornitólogo alemão Jürgen Haffer, esta curta trilha conecta diferentes tipos de vegetação, incluindo formações de bambus. Pela presença de espécies muito particulares, como Choquinha-ornada (Epinecrophylla ornata), Papa-taoca-do-tapajós (Pyriglena similis), Freirinha-de-coroa-castanha (Nonnula ruficapilla), Choquinha-listrada (Drymophila devillei), Barranqueiro-de-topete (Anabazenops dorsalis) é recomendada para observadores de aves.
Duração: 3 a 4 horas e meia.
Nível de dificuldade: Fácil.
Trilha curta acessível após passeio de barco, passando próximo a um lago natural. Pela presença de espécies muito específicas, como Cabeça-branca (Pseudopipra pipra), Ariramba-bronzeada (Galbula leucogastra), Macuru-de-peito-marrom (Notharchus ordii), Coroa de fogo (Heterocercus linteatus) e Falcão-críptico (Micrastur mintoni), é recomendada para observadores de aves.
Duração: 3 a 4 horas.
Nível de dificuldade: Fácil.
Localizada no rio Teles Pires e com 567 hectares, a Ilha Ariosto é habitada por muitas aves, incluindo o Anambé-preto (Cephalopterus ornatus). Observar o pôr-do-sol no rio é um atrativo à parte.
Duração: 3 a 3 horas e meia.
Nível de dificuldade: Fácil.
Anambé-preto (Cephalopterus ornatus).