Cada rio tem a sua história, sua fauna e sua flora. Uma vez na Amazônia, essa complexidade se torna evidente. Existe uma enorme quantidade de espécies de árvores que se mesclam em alturas que variam de 25 à 45 metros, com emergentes crescendo ainda mais alto. Assim, observar a vida selvagem que habita o dossel ou parte superior da floresta é uma tarefa difícil para quem caminha pelo chão.
Do alto das torres pode-se avistar diversas espécies de aves e macacos que vivem nas reservas do Cristalino.
Por esta razão, o Cristalino Lodge possui duas torres de observação com 50 metros cada, construídas de aço galvanizado e posicionadas em diferentes pontos da reserva. Ambas as torres são acessíveis por trilhas num ecossistema de Floresta de Terra Firme, com árvores bem estruturadas e muitas espécies emergentes.
As torres permitem observar todas as camadas da floresta, partindo do nível do solo até a parte superior da copa das árvores. Do alto da torre, pode-se avistar aves como araras, araçaris, periquitos, papagaios, saíras, cotingas entre outras, além de macacos, como o macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus) e o cuxiú-de-nariz-branco (Chiropotes albinasus).
Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii) é uma das muitas espécies que habitam a copa das árvores.
A primeira torre foi implementada em 2000 com auxílio do Dr. Chip Haven, da Universidade Stanford, Estados Unidos. Já a segunda, recebeu o nome de Ted Parker em homenagem ao renomado ornitólogo que visitou o Cristalino Lodge na década de 1990. Uma das árvores mais emblemáticas para se chegar à torre Ted Parker é um Jequitibá, que segundo os guias locais possui aproximadamente 600 anos, com uma incrível e gigantesca Sapopema, tipo de raiz grande que se desenvolve junto com o tronco de várias árvores da floresta.
Observar o dia clarear do alto das torres é uma das experiências mais especiais do Cristalino Lodge. A vista de cima é deslumbrante, especialmente durante o nascer e o pôr-do-sol, quando se vê a bruma sobre a mata dissipando-se e ouve-se os sons da floresta acordando, com bandos de araras e muitas outras aves ao redor.
Observar o amanhecer do alto das torres é uma das experiências mais extraordinárias da viagem, com a floresta acordando aos seus pés.
"O CRISTALINO LODGE É O MELHOR LUGAR PARA OBSERVAR A VIDA SELVAGEM NA COPA DAS ÁRVORES DA AMAZÔNIA."