Também denominada Floresta Tropical Ombrófila Submontana, seu dossel é sempre verde, com folhagem bonita e rica, contudo, algumas árvores perdem as folhas por algumas semanas em diferentes épocas do ano. Possui uma composição florística rica e diversificada. No nível do solo, esta floresta é geralmente mais ampla, com árvores distantes umas das outras. Epífitas vasculares Pseudolianas como os Filodendros e as Bromélias são comuns. O solo é geralmente argiloso com coloração variando do alaranjado escuro para o cinza, e coberto por uma espessa camada de folhagem que é depositada e decomposta formando o húmus. Com raízes pouco profundas, muitas árvores apoiam-se umas nas outras através de cipós que ajudam na sustentação. Esse é o tipo de vegetação mais comum dentro das reservas do Cristalino.
Guarantã, presente na mata de Terra Firme.
A família de árvores de dossel de maior importância é Burseraceae, com predomínio da espécie Amescla-mocegueira (Tetragastris altissima), além das Amesclas (Protium crenatum, Protium sagotianum, Protium spruceanum e Protium tenuifolium). As outras famílias que se destacam são: Moraceae, com elevada riqueza de espécies de Leiteiros e Amapás (Brosimum guianense, Brosimum lactescens, Brosimum rubescens) dentre outras; a família das Meliaceae com destaque para as espécies Cedro-canjerana (Cabralea cajerana) e Cedro-marinheiro (Guarea kunthiana, Guarea purusana, Guarea sylvatica).
Na família das Leguminosas destacam-se: Contas-de-nossa-senhora (Abarema jupunba), Mulungu (Erythrina dominguezii), Ingás (Inga capitata, Inga edulis, Inga marginata) e o Tachi (Tachigali cf. myrmecophila),
Frequentemente as árvores emergentes pertencem à família das Lecythidaceae: Castanheira (Bertholletia excelsa), Cachimbeiro (Couratari macrosperma) e Jequitibá (Cariniana estrellensis).
As palmeiras da família Arecaceae são relativamente pouco diversas e ocorrem principalmente: Açaí (Euterpe longebracteata), paxiúba (Iriartea deltoidea), Sete-pernas (Socratea exorrhiza) e Inajá (Attalea maripa).
Caminhando na vegetação de Terra Firme com destaque para a folhagem de helicônias naturais do sub-bosque.
A densidade do sub-bosque é variável. São comuns indivíduos jovens das árvores de dossel, além de arvoretas e arbustos de diversas famílias, destacando-se os Jaborandis da família Piperaceae.
A densidade das plantas herbáceas é variável, sendo mais comuns as famílias Acanthaceae: Ruélia-azul (Ruellia puri), Costaceae: Caninha- do-brejo (Costus scaber), Heliconiaceae: Helicôneas (Heliconia densiflora, Heliconia marginata, Heliconia psittacorum) e a família Marantaceae: Caeté (Calathea altissima). Entre as epífitas, as mais comuns são as das famílias Araceae: Imbé (Monstera obliqua), Philodendron distantilobium, Philodendron linnaei, Bromeliaceae: as Bromélias, Ananás ou Abacaxizinho (Guzmania lingulata) e Orchidaceae: Orquídeas (Scaphyglottis stellata).
Floresta de Terra Firme vista do alto.