Com um grande número de espécies endêmicas como o Gavião-de-penacho (spizaetus ornatus), a Garça-da-mata (agamia agami), a Marianinha-de-cabeça-amarela (pionites leucogaster), a Curica-de-bochecha-laranja (pyrilia barrabandi), e Capitão-de-cinta (capito dayi), além de aves emblemáticas como o Gavião-real (harpia harpyja) e a Coruja-de-crista (lophostrix cristata), a região do Cristalino é considerada um dos melhores lugares do Brasil para a observação de aves, com 596 espécies catalogadas.
Por estar localizado em plena Amazônia, e próximo da convergência com o Pantanal e o Cerrado, o grande repertório de espécies de aves torna o Cristalino um destino imperdível. O lodge possui guias especializados na observação de aves, com muitos anos de experiência na região, acostumados na identificação, localização e montagem de listas de espécies avistadas. Além disso, existem trilhas especialmente elaboradas para avistar aves.
Veja mais sobre as aves do Cristalino Lodge.
Anambé-preto (Cephalopterus ornatus)
As atividades costumam começar muito cedo pela manhã, antes do sol nascer. É neste momento que a movimentação dos pássaros se inicia. Os guias irão procurar e identificar as espécies de aves ao longo do dia, buscando também os bandos mistos, onde diversas espécies podem ser vistas em um mesmo local alimentando-se de insetos. As trilhas percorrem diversos habitats, onde pode-se avistar as espécies especialistas de bambus, subbosque, margem dos rios e dossel.
Normalmente as trilhas são lentamente e é comum aguardar em um mesmo local para avistar as aves. Por esta razão, os grupos ficam muitas horas na floresta durante uma excursão de meio período. Observadores de aves podem informar quais espécies gostariam de avistar durante sua estadia para que os guias tenham essa informação e aumentem as chances de encontrá-las.
É importante levar em consideração que observar aves na Amazônia é uma tarefa mais desafiadora do que em regiões de Cerrado ou do Pantanal, pois muitas aves estão escondidas dentro da floresta e se movem com frequência. Outras são tímidas e difíceis de encontrar. Contudo, a recompensa é muito gratificante ao encontrar espécies que não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo.
Veja as listas de espécies do Cristalino Lodge.
Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaisii)
O tempo de permanência é livre, mas para uma boa imersão na floresta com tempo para observar as espécies, recomendamos 5 a 7 noites de estadia.