Práticas de turismo responsável aliadas ao conforto e à educação são a combinação ideal para viajantes contemporâneos, amantes do luxo e comprometidos com os impactos que os excessos da sociedade atual possam ter nas gerações futuras. Depois de ganhar o prêmio World Savers Award, da Condé Nast Traveler, um dos principais prêmios de sustentabilidade do mundo para a hotelaria, o Cristalino Lodge, localizado em Alta Floresta, Mato Grosso, mantém-se fiel à filosofia de hospedagem baseada no luxo do essencial e recebe o certificado EcoLíderes do TripAdvisor. O programa divulga as pousadas e os hotéis ecologicamente corretos, dos mais econômicos aos mais luxuosos.
São muitas as práticas de turismo responsável no Cristalino Lodge. Desde as pequenas ações executadas diariamente por uma equipe capacitada, como o uso de lâmpadas fluorescentes, reciclagem dos resíduos, uso de produtos de limpeza biodegradáveis, programa de reutilização de toalhas, até os grandes temas, caso da arquitetura desenhada em total harmonia com a natureza pela arquiteta Adriana da Riva, o aquecimento solar da água e o tratamento da água cinza e negra em filtros de permacultura.
Mais recentemente foi implementada a geração de energia fotovoltaica através de painéis solares para itens essenciais do hotel, como freezers e geladeiras, o que representa mais um importante passo para a responsabilidade socioambiental. Energias renováveis são o futuro para a harmonia entre o homem e a natureza.
Além disso, os programas de conservação, pesquisa e geração de conhecimento desenvolvidos em parceria com a Fundação Ecológica Cristalino também geram resultados positivos para a região, sobretudo nas escolas públicas de Alta Floresta e Novo Mundo. Estas participam do programa "Um dia na Floresta", que leva alunos entre 13 e 14 anos para conhecer a Amazônia com outros olhos, realizando atividades educativas com a equipe de educadores da Fundação Ecológica Cristalino.
Tudo isso significa que os turistas que visitam o hotel estão colaborando para importantes iniciativas de turismo responsável, incluindo a preservação de uma reserva com 11.399 hectares de floresta primária – uma área 6 vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha.
O Cristalino Lodge está entre os primeiros estabelecimentos em todo o mundo a receber a certificação do TripAdvisor na categoria ouro. Desenvolvido em parceria com a UNEP e a Rainforest Alliance, o programa tem como objetivo estimular a prática de ações sustentáveis na indústria hoteleira. Em 2015, o Cristalino também foi premiado com o Certificado de Excelência, pela alta classificação dos hóspedes e consistência em atendimento, uma prova de que os turistas aprovam o trabalho de lazer e conservação.