O Cristalino Lodge conta desde agosto de 2013 com novas áreas sociais, projeto de reforma completa coordenado pela arquiteta paulistana Adriana Da Riva. As novas instalações do hotel incluem, entre outros, restaurante, bar, sala de leitura, sala de apresentações, deck aberto e uma passarela que recebe o visitante logo na sua chegada. O ecolodge está localizado em Alta Floresta, Mato Grosso, em uma reserva particular de 11.399 hectares ao longo do rio Cristalino. Esta região de terras altas da Amazônia brasileira se destaca por apresentar uma rica fauna e flora que atrai turistas e pesquisadores do mundo todo.
O projeto das novasáreas sociais começou em 2010 com o intuito de aprimorar os espaços de convivência disponíveis para o hóspede, que agora pode usufruir de novos 1.469 m2 de área social projetados em total harmonia com a natureza. As edificações contam com uma belíssima arquitetura de madeira com fechamentosverticais amplos utilizando telas de aço inox, permitindo a sensação de proximidade com a floresta circundante sem perder a ventilação necessária. Também foram utilizados vidros em cantos específicos de cada espaço, telhados em telhas de barro com generosos beirais para proteger da chuva, e brises de diferentes tipos que garantem ritmos horizontais às fachadas.
O espaçoso restaurante conta com 254 m2 em ambientes internos e externos, servindo deliciosos jantares à luz de velas em um local acolhedor. Possui amplas portas pivotantes e fechamentos verticais telados que permitem observar e ouvir a floresta, além de mesas cuidadosamente projetadas para acomodar casais, grupos de amigos e famílias. Da nova e moderna cozinha gourmet (176 m2) saem pratos que, de forma artesanal, são elaborados com ingredientes brasileiros vindos diretamente da horta, perfeitos para serem harmonizados com a seletacarta de vinhos do hotel que possui rótulos da América do Sul.
Outro destaque é o bar com design moderno e totalmente integrado ao meio ambiente, permitindo uma visão completa do entorno. Trabalhado em ladrilhos hidráulicos com referências indígenas, possui prateleiras suspensas que valorizam o verde da mata que se vê através de taças e copos. O amplo espaço coberto do bar (151 m2) possui cadeiras e mesas descontraídas decoradas com charmosas luzes de velas, que por sua vez conecta-se com uma deliciosa e ampla área (161 m2) de deck aberto. Nesse ambiente inspirador, fogueira, cadeiras, espreguiçadeiras e bancos permitem compartilhar histórias sob o céu estrelado.
Outro destaque é a sala de leitura e living (117 m2), com mobiliário confortável e uma seleção de livros sobre a biodiversidade da Amazônia, ideais para momentos de lazer e conhecimento. Com iluminação indireta, pé direito alto, lanternins superiores no telhado que garantem conforto e bem-estar a sala. Com o intuito de propagar os saberes da Amazônia e da região do Cristalino foi criada também a sala de apresentações (103 m2), espaço dedicado a mostras de filmes, palestras sobre a bela floresta do Cristalino e workshops de fotografia que acontecem regularmente ao longo do ano com a presença de fotógrafos renomados. Todas as áreas sociais, incluindo restaurante, bar, living e sala de apresentações, contam com acesso a internet Wi-Fi grátis como cortesia.
A nova loja (55 m2), construída com uma belíssima estrutura de bambu certificado, disponibiliza artigos manufaturados por artesões da região, livros de fotografia da fauna e floralocal, pôsteres de aves brasileiras, camisetas e bonés do Cristalino Lodge. Todo essa estrutura é interligada por um espaçoso deck (184 m2) em madeira com bancos e uma bela vista para rochas de granito rosa que se mesclam com a fascinante paisagem Amazônica. O ecolodge também ganhou uma nova passarela de acesso (164 m2) construída sobre o rio Cristalino e que conecta ao simpático deck flutuante com ombrelones e espreguiçadeiras.
O projeto de arquitetura norteia-se por princípios sustentáveis. Toda água potável é extraída de poços artesianos, o aquecimento da água é feito via placas solares, as águas cinzas e negras são tratadas através de princípios da permacultura e há um sistema de coleta seletiva de lixo que encaminha vidros, metais e plásticos de volta para a cidade de Alta Floresta. As áreas sociais contam também com um inteligente sistema de saídas de ar no lanternim, garantindo uma temperatura mais amena, além da maximização da iluminação natural.
O ecolodge possui 16 quartos e bangalôs sustentáveis, duas torres de observação de pássaros, trilhas de passeios guiados por um time especializado em natureza, observação da fauna e flora local, e atividades como canoagem e banho de rio em corredeiras ou praias que se formam no período de seca. Há 15 anos, o lodge apoia programas de conservação na região e em 2013 foi eleito um dos 25 melhores ecolodges do mundo pela revista National Geographic Traveler, sendo o únicoescolhido do Brasil.