Floresta Semi-decídua

Esta vegetação possui dossel fechado, altura das árvores entre 25 a 35m e emergentes maiores de 40m de altura.

Sua estrutura é semelhante à Floresta de Terra Firme (Floresta Ombrófila Densa Submontana). No entanto, sua composição florística difere pela ausência de algumas espécies comuns na Floresta Ombrófila Densa, como a castanheira. O sub-bosque é freqüentemente mais denso, com muitos cipós. A composição florística é uma combinação de espécies perenifólias e deciduais. 

A maior parte do seu dossel perde parcialmente sua folhagem durante alguns meses mais secos do ano. Sua ocorrência no Cristalino é na região de transição entre a Floresta Decídua e a Floresta de Terra Firme. Existem também mais espécies de palmeiras. O solo é mais arenoso com coloração marrom escuro. Uma camada espessa de herbáceas pode estar presente no nível do solo, como gramíneas e musgos.

Algumas espécies de árvores de grande porte presentes incluem o Jataipeva (Dialium guianense), Ingá (Inga sp.), Swartzia sp., Tamboril (Enterolobium sp.), Champanhe (Dipteryx odorata), Hymenaea parvifolia e Dimorphandra sp.. Árvores da família Sapotaceae e Apocynaceae também são comuns.

Home