Répteis

A maiorias dos répteis e anfíbios que habitam a região do Cristalino possuem origem na bacia Amazônica, porém muitas espécies são oriundos da região do cerrado. Dentre estes, pode-se citar o lagarto Hoplocercus spinosus e o sapo Hyla albopunctata. A maioria dos anfíbios mais interessantes da Amazônia está presente, incluindo Ceratophrys cornuta, Dendrobates castaneoticus, Hypsiboas boans, Allophryne ruthveni, Cachranella sp., Phyllomedusa vaillanti e Bufo marinus

A observação de répteis e anfíbios na Amazônia é um desafio que requer tempo e paciência. Alguns répteis comumente observados incluem Kentropyx calcarata, Mabuya nigropunctata e Anolis punctatus. Durante excursões pelo rio, pode-se ver com alguma freqüência grandes iguanas (Iguana iguana) repousando sobre troncos.

O Cristalino Lodge agradece aos amigos e colaboradores Dr. Guarino Colli, Laurie Vitt, Janaiee Caldwell, Donald Shepard e Frederico Fraça pelos seus estudos, conduzidos em parceria com a Universidade de Brasília, sobre répteis e anfíbios na Reserva do Cristalino.

Home