Reserva Particular

Conservação da biodiversidade

O Cristalino Lodge possui uma reserva florestal com 11.399 hectares - umA área seis vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha, ou 30 % maior do que a ilha de ManhAtann, nos estados unidos.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino possui uma floresta primária e exuberante, sendo lar de uma variedade de habitats naturais. A reserva particular do Cristalino Lodge incluem a primeira RPPN do norte do Mato Grosso, criada em 1997 pelo próprio empreendimento. Uma RPPN é uma área privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica no Brasil. A criação de uma RPPN é um ato voluntário do proprietário de uma área cujo maior beneficiário é o ambiente natural.

O lodge possui um programa de manejo desta reserva, incluindo os seguintes aspectos:

A reserva está dividida em zonas geográficas com diferentes usos e propósitos, como por exemplo turismo, conservação, pesquisa e monitoramento. Esta área é administrada por uma equipe com diferentes áreas de conhecimento - como biologia, administração e educação - através da Fundação Cristalino.

A reserva florestal do Cristalino Lodge faz limite com o Parque Estadual Cristalino, uma área muito importante de conservação da Amazônia com 184.900 hectares. Este parque, por sua vez, conecta-se com a Reserva da Força Aérea, com 2,16 milhões de hectares. Outras reservas também ligadas neste mosaico são: Reserva Biológica das Nascentes, Reserva do Xingu, Área Indígena Kayabi e Munduruku, Parque Nacional do Juruena, Parque Rio Novo, Floresta Nacional Jamanxim, Floresta Nacional Crepori, Mosaico do Apuí, Parque Sucunduri, Floresta Nacional Jatuarana e Reserva de Aripuanã.

"O Cristalino Lodge é um dos lugares mais magníficos onde já estive. O lodge protege esta magnífica área de floresta tropical intacta, a qual permanecerá gravada para sempre nas minhas lembranças."
Daniel Van Iooy - Fotógrafo de Natureza
Home