Clima

O Cristalino Lodge promove aventuras memoráveis na floresta tropical e oferece ótimas oportunidades para conhecer a Amazônia durante o ano todo.

Situada na região dos trópicos e próxima à linha do Equador, a Amazônia é caracterizada como uma floresta tropical úmida. Temperaturas quentes com máximas de 35 e mínimas de 15 graus Celsius são encontradas nessa região. Durante o período da noite, a temperatura pode cair um pouco e recomenda-se trazer moletom leve. No Cristalino Lodge, existem duas estações bem definidas: a estação seca, de junho a novembro, e a estação verde, de dezembro a maio. Ambas são excelentes para conhecer a Amazônia, apresentando características singulares que enriquecem a viagem.

Na estação seca, o rio Cristalino atinge seu ponto mais baixo em setembro, com muitas corredeiras, e é uma ótima época para avistar aves e animais. Na estação verde, a floresta torna-se mais húmida e o rio atinge seu ponto mais alto em março, encobrindo as pedras e ficando mais calmo e plácido. Chuvas podem ocorrer o ano todo, sendo mais comuns de dezembro a março -, contudo são em geral fortes e rápidas, seguidas de um céu colorido. Já os meses de novembro e junho também são ótimos por serem estações intermediárias, quando o céu fica ainda mais colorido.

Nossos visitantes tem reportado excelentes experiências durante os mais variados meses do ano. Nossa equipe estará feliz em recebê-lo no Cristalino Lodge sempre que você estiver pronto para uma inesquecível aventura na floresta.


Temperatura

Mês Min oC Max oC
Janeiro 21,9 29,8
Fevereiro 21,9 30,1
Março 22,0 30,4
Abril 21,5 31,0
Maio 20,3 31,1
Junho 17,7 32,0
Julho 15,9 33,7
Agosto 15,7 34,6
Setembro 19,5 34,2
Outubro 21,3 32,4
Novembro 21,9 31,2
Dezembro 22,5 30,1

 


ESTAÇÕES DO ANO

FEV-MAR

A floresta torna-se verde e florida, com destaque para as orquídeas, helicônias e bromélias. O rio é plácido e belo. A umidade do ar é elevada. Boa época para observar macacos devido à abundância de comida na floresta. Essa é uma época em que muitas espécies estão nidificando ou possuem filhotes.

ABR-MAI

Uma fina camada de vapor de água aparece logo acima da floresta nas primeiras horas do dia, paisagem que pode ser contemplada do alto das Torres de Observação. O pôr do sol nesta época é muito colorido, e muitas espécies já possuem filhotes jovens – como os macacos –, e as borboletas são vistas regularmente.

JUN-OUT

A floresta torna-se mais seca e o rio atinge o seu nível mais baixo, revelando rochas e corredeiras de água cristalina. As noites podem ser um pouco mais frias. É um bom período para observar aves e broboletas. As chances de observar grandes mamíferos nas margens dos rios é maior. Os macacos, por outro lado, são vistos com frequencia um pouco menor porque há maior escassez de comida na floresta e os bandos pois dividem-se em grupos menores.

NOV-JAN

Época ensolarada e com elevada visibilidade. A floresta torna-se mais verde e, no nível do solo, muitos filodendros aparecem. Esta é uma boa época para se observar macacos e aves, pois a floresta está carregada de frutos e outros alimentos.

Castanheiras centenárias como esta podem ser vistas durante o ano todo nas belas trilhas do Cristalino Lodge. Foto de Samuel Melim.
Home