Borboletas

Beleza que fascina

Atualmente já foram catalogadas 1.576 espécies de borboletas e mariposas na região do Cristalino. Contudo, especialistas estimam que existam cerca de 2 mil espécies.

As borboletas são uma beleza à parte da natureza, com uma variedade incrível de formas, cores e tamanhos. Em geral apresentam asas muito coloridas, ao passo que as mariposas possuem asas mais escuras, apesar de haver muitas exceções para esta regra. Quase todas as borboletas são ativas durante as horas quentes do dia - geralmente das 10 às 16 horas - e quase todas tornam-se inativas durante a noite. Neste período, ou quando há chuvas fortes, elas se escondem em baixo de folhas para se protegerem.

Borboletas adultas precisam captar néctar e material orgânico, pois necessitam dessas substâncias para se acasalarem. Por este motivo é muito comum observá-las nas praias, rochas, plantas e partes baixas da floresta. Sua beleza magnífica tornou a observação de borboletas uma atividade de lazer muito apreciada em todo o mundo.

PARA SABER MAIS

O especialista em borboletas John Bank produziu o filme “O que passa?” (livre tradução do título original “What’s Going On Here?”) sobre as espécies existentes no Cristalino Lodge. O DVD com áudio em português e inglês, pode ser encontrado para compra na Cine Butterflies.

"Hoje mais do que nunca precisamos conectar com cada ser humano para transmitir a mensagem de conservação propagada em reservas como a do Cristalino”.
Antonio Nobre, cientista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
Home