Imersão na Amazônia

PrÁticas e ritos de integração 

Com Lucila Mantovani

PARA QUEM ESTE PROGRAMA É RECOMENDADO

A imersão conduzida por Lucila Mantovani é voltada para amantes da natureza que estejam em busca de uma oportunidade única de praticar yoga, meditação e também outras praticas como a massagem e a de pintura corporal, que resgata a cultura nativa brasileira. Alimentação saudável, caminhadas e expedições na natureza, poesia, música e rituais irão proporcionar experiências únicas de integração.

O que esperar

A floresta amazônica é o local desta imersão na natureza onde utilizaremos práticas milenares, nos juntando a um ecossistema propício para o despertar da intuição e do espírito de participação. Não é necessária nenhuma experiência prévia ou pré-requisito para integrar a programação, que contará com práticas de yoga para todos os níveis, respiração, meditação, massagem e pintura corporal inspirada na tradição de mulheres indígenas da etnia kadiueu. O silêncio e os êxtases que as maravilhas naturais da floresta podem proporcionar, serão intensificados pela presença de guias com informações sobre alguns animais, mitos e pássaros que habitam a floresta e rituais que incluirão trocas subjetivas entre os participantes, poesia e música. Será uma oportunidade única de vivenciar uma experiência criativa e harmônica em uma das últimas áreas preservadas da Amazônia.

Imersão na Amazônia

O programa incluirá sessões de yoga, pranayama, meditação matutinas, caminhadas guiadas, tempo livre para nadar no rio, explorar as trilhas ou apenas relaxar. As atividades da tarde incluirão passeios de barco para observação de pássaros e outros animais da floresta acompanhados por guia que trará informações sobre a forma como os animais e plantas interagem e se equilibram dentro do ecossistema em que convivem, dicas de culinária saudável, massagem e meditação ativa. Todas as noites um delicioso jantar, com receitas vegetarianas, orgânicas e sem glúten, será seguido por atividades para observar animais noturnos, apresentação de slides sobre a fauna e a flora, além de encontros regados por mitos, poesia e música.

Contempo Yoga é o nome desta prática que trará elementos de três estilos diferentes: Kripalu, Hatha e Vinyasa e unirá posturas, movimentos e exercícios que trabalharão força, flexibilidade, equilíbrio, relaxamento, meditação, respiração e também a participação e a intuição. As aulas serão desenhadas de acordo com as necessidades do grupo, conforme a programação descrita abaixo.

A oficina de pintura corporal e as massagens também serão utilizadas como forma de sensibilizar para o contato com o outro e com a natureza. A massagem é uma troca de energia em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. A pintura de grafismos sobre o corpo utilizando jenipapo, é uma técnica utilizada pelas mulheres kadiueus, em especial, para preparar o corpo em ocasiões especiais o mantendo uno e saudável, uma das pontes possíveis de conexão entre universos culturais distintos.

Duração do programa

De 23 a 27 de novembro de 2017 (4 noites)

PROGRAMAÇÃO

DIA 1

O voo chega em alta Floresta na quarta-feira às 13:45. O traslado do aeroporto Alta Floresta para o Cristalino Lodge, envolve uma viagem de 1 hora e 30 minutos de barco. A equipe do Cristalino Lodge irá recebê-lo no hotel e mostrar-lhe o seu quarto. Você irá conhecer a professora e os guias que acompanharão o grupo. A tarde é livre.

Yoga restaurativo

Ao entardecer, haverá uma aula de yoga restaurativa antes do jantar para desacelerar o corpo e a mente e tirar as tensões que se acumulam e se condensam para cada pessoa em regiões diferentes do corpo.

Rito de boas-vindas

Após o jantar, faremos uma roda de boas-vindas, onde todos irão se conhecer, saber os temas e técnicas que serão abordados nas aulas e workshops e sobre questões importantes para transitar e coabitar neste novo espaço, a floresta. Também haverá tempo para tirar qualquer dúvida ou fazer sugestões sobre o programa.

DIA 2

Trilha da castanheira

Bem cedo, pela manha, faremos a trilha da Castanheira que leva de 3 a 4 horas e meia para ser percorrida. No caminho encontraremos a castanheira, árvore mais antiga da floresta, com cerca de 500 anos, e conhecer como algumas plantas e animais interagem entre si neste belíssimo ecossistema, assim como as formas como ele se auto-equilibra.

Pôr-do-sol no rio Teles Pires

Ao cair da tarde, de barco sobre o rio Cristalino em direção ao rio Teles Pires, será possível ver o fenômeno do encontro das águas e o pôr-do-sol.

Prática de Kripalu Yoga e Meditação

Antes do jantar, faremos uma prática de Kripalu Yoga e meditação com duração de 1h15.

Ritual Moitará

Após o jantar, haverá um ritual chamado Moitará, onde cada participante vai escolher um objeto que lhe é simbólico e especial para trocar com os outros participantes.

DIA 3

Pranayama & Pratyahara

Acordaremos de madrugada e caminharemos ao som da mata que se prepara para um novo dia até a torre de observação que fica a 50 metros de altura. Lá do alto, faremos uma prática de respiração entre as árvores e depois mergulharemos na prática de pratyahara para experimentar outras perspectivas e sentidos para o nascer do sol.

Passeio de caiaque e encontro com fauna

Subiremos de caiaque rio acima para observar os animais que surgem nas margens acompanhados pelo guia que vai nos dar informações interessantes sobre a forma como os animais interagem e sobrevivem entre a floresta e o rio.

Prática de yoga em dupla

Após desfrutar dos benefícios do silêncio e das belas paisagens proporcionados pelo passeio de caiaque, encerraremos o dia com uma relaxante aula de yoga em dupla.

Ritual de pintura corporal

À noite, após o jantar, faremos a pratica ritualística de pintura corporal (grafismos sobre o corpo), onde vamos começar a nos conectar com o inconsciente presente em nossa pele.

DIA 4

Prática de Vinyasa Yoga

Após a prática revigorante de uma hora, experimentaremos alguns sabores exóticos de frutas amazônicas no café da manha que será seguido por mergulhos no rio para tirar o que resta do carvão no corpo. Passaremos a manhã no rio.

Caminhada meditativa

Caminharemos em silêncio até a segunda torre de observação. Lá sentaremos para meditar e assistir a um pôr do sol. Batizada de Ted Parker, essa torre homenageia o renomado ornitólogo que visitou o Cristalino Lodge na década de 1990. Após a meditação, faremos observação da fauna e a flora com acompanhamento do guia.

Workshop de massagem corporal

Antes do jantar, faremos uma prática de massagem relaxante em duplas.

Histórias, música e poesia ao redor da fogueira

Após o jantar, haverá uma roda para contar os sonhos, trocar histórias e experiências, ouvir poesia e música em torno da fogueira ou no deck, enquanto observamos o céu.

DIA 5

Prática de yoga & sound

Antes do café da manha, após comer uma fruta, faremos uma prática de yoga permeada por mantras.

Tempo livre e despedida

Depois do café da manhã, teremos tempo para relaxar no bangalô ou se embrenhar pela floresta ou no rio para rituais de despedida. A saída do hotel será às 10h, quando seguiremos até o aeroporto de Alta Floresta.

* A ordem das atividades pode sofrer alterações.

O QUE LEVAR

  • Roupas confortáveis para a prática de ásanas
  • Blusa ou moletom para eventuais noites
 frias
  • Máquina fotográfica
  • Lanterna
  • Bloco ou caderno e caneta para 
anotações
  • Tênis apropriado para trilhas
  • Camisetas dry-fit
  • Calças de tactel ou similar
  • Chapéu ou boné
  • Capa de chuva leve ou anorak
  • Protetor solar FPS 30 ou superior
  • Repelente - recomendamos repelente 
sem cheiro Exposis
  • AfterBite

Sobre Lucila Mantovani

Além de professora de yoga, é poeta e curadora de arte. Fez formação de Vinyasa Yoga com o professor Anderson Allegro do Aruna Yoga, em Iyengar Yoga no Surya Espaco de Yoga e em Kripalu Yoga no Kripalu Center For Yoga & Health em Massachusetts. Dá aula há mais de 15 anos e foi uma das proprietárias da Escola Mahalila em Pinheiros. Organiza imersões artísticas junto à natureza e pesquisa processos criativos contemporâneos. 

Reservar

"Através desta imersão na natureza e práticas de integração, espero que possamos descansar e terminar o ano mais cientes das coisas que realmente importam para cada um, um olhar mais aberto ao 'outro', e uma vontade de construir novas relações."
Lucila Mantovani
Home