Fotografia

PARA QUEM ESTE PROGRAMA É RECOMENDADO

Fotógrafos profissionais e amadores que desejam realizar imagens de natureza na Amazônia. 

PARA QUEM NÃO É RECOMENDADO

Se você não tem familiaridade com câmeras profissionais ou semiprofissionais, recomenda-se inscrever nos programas de viagem de natureza (ecoturismo). Não é recomendado também para pessoas com dificuldades de locomoção ou problemas graves de saúde. Consulte sempre seu médico antes de se inscrever em uma viagem.

O QUE ESPERAR

As atividades de fotografia são sempre feitas com guia privativo. O guia estará à disposição para maximizar as chances de realizar as melhores imagens durante toda a estada. Geralmente as atividades começam muito cedo pela manhã, antes do sol nascer. Os guias irão procurar os temas de interesse do fotógrafo, como aves, macacos, paisagens, borboletas, répteis, insetos, plantas, fungos e flores. 

É importante levar em consideração que o sub-bosque da floresta apresenta pouca luz, mesmo nas horas quentes do dia, e o uso do flash pode ser recomendado. Muitas espécies nem sempre estarão próximas, portanto, é recomendado levar lentes de 300 milímetros. Para as Torres de Observação, lentes de 300 até 600 milímetros podem ser uma excelente pedida. Há também ótimas oportunidades para fotografias de paisagens com lentes grande angulares.

É importante levar em consideração que observar animais na Amazônia é uma tarefa mais desafiadora do que em regiões de cerrado ou Pantanal, pois muitas espécies estão escondidas dentro da floresta e se movem com frequência. Outras são tímidas e difíceis de encontrar. Contudo, a recompensa é muito gratificante ao fotografar espécies que não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo. A experiência de fotografar na Amazônia é magnífica, proporcionando imagens incríveis para os participantes. Os guias que conduzem estes grupos irão auxiliá-lo a obter as melhores imagens.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

A permanência recomendada é de 5 a 7 noites, sendo 5 ou 6 noites o período ideal. 

Workshops de Fotografia

Se você tem interesse em fotografia, veja também os workshops de fotografia que acontecem em datas fixas ao longo do ano.

EQUIPAMENTOS

  • Câmera
  • Lente teleobjetiva (a partir de 300mm já se fazem fotos excelentes, mas teles mais longas ajudarão bastante – por exemplo – na fotografia feita nas torres de observação)
  • Lente grande angular (haverá ótimas oportunidades para fotografar alguns belos panoramas amazônicos)
  • Lente para fotografia macro: para quem gosta do gênero, o Cristalino oferece ótimas oportunidades para esse tipo de fotografia (insetos, borboletas, fungos, etc)
  • Flash
  • Tripé e/ou monopé
  • Proteção contra umidade (chuva é uma realidade amazônica. É bom proteger o equipamento. Para quem não tem um saco-estanque, alguns sacos de lixo ajudam a proteger o equipamento)
  • Baterias, pilhas e cartões de memória extra
  • Notebook (não é essencial, mas é ótimo para backup e visualização das fotos)
  • Câmera compacta (para registro do making-of e outras fotos mais comuns)
Reservar

Anacã (Deroptyus accipitrinus), foto de Edson Endrigo.
Home