Observação de Aves

Devido ao grande número de espécies, o Cristalino Lodge é um destino cativante para amantes da observação de aves.

PARA QUEM É RECOMENDADO

Observadores da aves com alguma experiência até estudiosos terão uma oportunidade valiosa de observar as aves da Amazônia e adicionar muitas espécies novas à sua lista.

PARA QUEM NÃO É RECOMENDADO

Se você não é observador de aves, recomenda-se realizar o programa de viagens de natureza (ecoturismo) e não o de observação de aves.
Não é recomendado também para pessoas com dificuldades de locomoção ou problemas graves de saúde. Consulte sempre seu médico antes de se inscrever em uma viagem.

O QUE ESPERAR

As atividades costumam começar muito cedo pela manhã, antes do sol nascer. É neste momento que a atividade dos pássaros é mais intensa. Os guias irão procurar as espécies endêmicas e os famosos bandos mistos, onde diversas espécies podem ser vistas em um mesmo local, com frequência alimentando-se de insetos. As trilhas percorrem diversos habitats, onde pode-se avistar as espécies especialistas de bambus, sub-bosque, margem dos rios e dossel.

Normalmente as trilhas são feitas de forma lenta e é comum aguardar em um mesmo local para avistar as aves. Por esta razão, os grupos ficam muitas horas na floresta durante uma excursão de meio período.

Observadores de aves especializados podem informar quais espécies gostariam de avistar durante sua estada para que os guias tenham essa informação e aumentem as chances de encontrá-las.

É importante levar em consideração que observar aves na Amazônia é uma tarefa mais desafiadora do que em regiões de cerrado, pois muitas aves estão escondidas dentro da floresta e se movem com frequência. Outras são tímidas e difíceis de encontrar. Contudo, a recompensa é muito gratificante ao encontrar espécies que não podem ser vistas em nenhum outro lugar do mundo.

Os guias que conduzem estes grupos são especializados em observação de aves.

Listas de Espécies

Veja as listas de espécies da região do Cristalino.

DURAÇÃO DO PROGRAMA

A permanência recomendada é de 5 a 7 noites, sendo 6 noites o período ideal.

Reservar

"O Cristalino Lodge é simplesmente um dos melhores lugares da Amazônia para realizar uma imersão na floresta e contém uma das maiores avifaunas do mundo."
BRET WHITNEY - FIELD GUIDES
Home