Conservação

A Reserva Particular do Patrimônio Nacional Cristalino está localizada na ponta sul da Amazônia, no centro do Brasil, onde a Floresta Amazônica se aproxima do Cerrado e do Pantanal em um rico mosaico formado por rios preservados – como o Cristalino – e matas nativas. Devido à riqueza dessa região em termos de biodiversidade, sua preservação  contra o desmatamento, caça e fogo é fundamental. Os 11.399 hectares da reserva fornecem uma importante base de proteção que, em conjunto com o Parque Estadual Cristalino, serve como um corredor da vida selvagem para a incrível diversidade de espécies endêmicas da região. 

O Cristalino é um reduto de espécies ameaçadas, tais como a onça-pintada, o cachorro-vinagre, a onça-parda, o tamanduá-bandeira e o bicho-preguiça, além de ser lar para mais de sete espécies de macacos, incluindo o endêmico macaco-de-cara-branca, espécie símbolo do Parque Estadual Cristalino. Outros habitantes da floresta incluem o tatu-canastra, a ariranha e diferentes espécies de borboletas e sapos. Um terço de todas as aves brasileiras, de um total de aproximadamente 1800 espécies – incluindo o gavião real, o uirapurú, araras, papagaios e tucanos –, pode ser observado dentro e nos arredores da reserva.

Vitória da Riva Carvalho, conservacionista visionária e fundadora do Cristalino Lodge, firmou em 1997 a criação da primeira RPPN do norte do Mato Grosso, o que resulta na permanente proteção desta área de floresta tropical. Assumido em parceria com o IBAMA e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a RPPN transforma o compromisso pessoal em garantia para a preservação perpétua dessa região.

A RPPN vem com rígidas normas a respeito do uso da área e zoneamento geridos pela Fundação Cristalino. Proíbe todas as atividades extrativistas, como mineração, desmatamento e caça predatória, e permite a prática de turismo responsável com facilidades turísticas de mínimo impacto, como torres de observação, mirantes e trilhas. Ao mesmo tempo, a RPPN encoraja atividades educacionais e científicas na área. Isso porque somente preservamos e damos valor aquilo que conhecemos.

O Cristalino Lodge também apoia o projeto Um Dia Na Floresta e outros de produção de conhecimento dentro das áreas de conservação.

Home