Trilhas - Florestas

As trilhas da nossa reserva apresentam nível fácil à moderado e podem ser feitas por pessoas de todas as idades. As trilhas não são longas, tendo geralmente entre 2 e 4 quilômetros. A proposta é se divertir, aproveitar a natureza e descobrir a floresta conforme os guias mostram as aves, plantas, macacos e curiosidades da mata.

Trilha da Taboca. Esta longa trilha passa por diferentes habitats, incluindo regiões parcialmente alagadas durante alguns meses do ano e zonas de bambus.
Duração: 2 a 4 horas.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha da Figueira. Nesta pequena trilha, que liga-se a outras, pode-se ver uma figueira com raízes espetaculares numa Floresta de Terra Firme.
Duração: 30 minutos a 1 hora.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha do Cajá. Começa pelas margens do rio, passando depois para o interior da floresta e terminando no Jardim Secreto, assim denominado por ser um local de vegetação ornamental sobre uma grande laje de rochas.
Duração: 2 a 3 horas e meia.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha do Cacau. Acessível a partir de um curto passeio de barco, esta trilha passa por uma região de Floresta de Terra Firme e de Floresta de Transição, cruzando pequenos riachos que tornam-se completamente secos durante alguns meses do ano.
Duração: 3 a 4 horas e meia.
Níveis de dificuldade: Fácil a Intermediário.

Trilha da Castanheira. Após 40 minutos de passeio da barco rio acima dentro da reserva, esta trilha leva os visitantes por uma rica floresta com muitas castanheiras. A maior delas possui cerca de 500 anos e precisa de seis pessoas para abraçá-la. Também pode-se ouvir o lendário Uirapuru (Cyphorhinus aradus), ave que possui um belíssimo canto.
Duração: 3 horas e meia a 4 horas e meia.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha das Rochas. Esta trilha passa por uma bonita formação de rochas cobertas com plantas ornamentais e segue em direção a um pequeno riacho rodeado de palmeiras. Esta trilha também possui uma área de saleiro, local onde a terra é naturalmente rica em minerais. A Torre de Observação Chip Haven está localizada nesta trilha e o acesso a ela pode ser incluída no passeio.
Duração: 2 horas e meia a 4 horas.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha do Francisco. Acessível a partir da Trilha das Rochas, esta longa trilha possui uma floresta muito bem preservada, passando por formações de bambus.
Duração: 4 a 5 horas.
Nível de dificuldade: Intermediário.

Caminhando pelas trilhas pode-se observar as curiosidades da floresta, como esta singular árvore - com espinhos

Home