Sobre

Nosso sonho

O Cristalino Lodge foi vislumbrado como uma Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN). 

A proposta é manter a floresta em pé e ao mesmo tempo realizar atividades de ecoturismo no sul da Amazônia, numa área reconhecida como uma das mais importantes em termosde biodiversidade do mundo. Da área original de 700 hectares foram utilizados apenas 2 hectares para a construção da infraestrutura que é hoje o sustentável hotel de selva Cristalino Lodge. Em 1997, o Cristalino Lodge criou a primeira RPPN no norte do Mato Grosso, que assegura a sua preservação de forma perpétua. Hoje, a reserva cresceu e já conta com 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha – servindo, junto com o Parque Estadual Cristalino, como um corredor da vida selvagem para a incrível diversidade de espécies endêmicas da região.

Cristalino é o nome do magnífico rio amazônico de águas pretas e 114 quilômetros de comprimento – desde a sua nascente no Pará até a foz no Mato Grosso, onde o Cristalino Lodge está localizado. Em português, a palavra “cristalino” quer dizer “límpido” e, apesar da coloração escura deste rio, denota a sua característica de pureza e preservação -, que ocorre pelo tanino das folhas e pela formação de rochas cristalinas de granito rosa - criando paisagens deslumbrantes..

SOBRE O CRISTALINO LODGE

Nesse fantástico ambiente, o hotel oferece experiências únicas com incursões na floresta tropical e no rio.

As atividades diárias incluem trilhas interpretativas pela floresta lideradas por guias experientes, caminhadas de observação de aves e visitas a projetos de conservação e educação locais. Passeios de barco e canoagem, além de belos amanheceres e fins de tardes nas Torres de Observação estão entre os destaques dos hóspedes. Outros ainda consideram ainda mais memorável relaxar no deck flutuante sobre o rio Cristalino ou cochilar na rede. Os bangalôs têm camas macias, amplos banheiros ao ar livre com amenidades exclusivas e sistema de ventilação natural – todos com uso de aquecimento solar de água e tratamento de resíduos biológicos. O Cristalino Lodge é ideal para pessoas que gostam da natureza e que queiram fazer parte da conservação local, sendo uma ótima pedida para casais, luas-e-mel, famílias, e grupos de amigos. O lodge é vencedor do World Savers Award, da Condé Nast Traveler em 2008, e foi selecionado como um dos 25 melhores Ecolodges do mundo pela National Geographic Traveler em 2013 devido à oferta de experiências autênticas, mescladas com turismo responsável e conforto.

Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii) na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cristalino Lodge, foto de Marcos Amend
Home